quinta-feira, 31 de maio de 2012

Workshop reune associações de produtores em Santa Vitória

Marco Petruzzi (Cite 73), Fabio Rodrigues (Sindicato Rural) e Carlos Simm

Roberto Andrade Grecelle (Sebrae/RS)

Danilo Menezes, Cantão, Martha Guazelli e Carlos Simm

Jamir Silva da Embrapa

Doutoranda, Sandra da Ufpel

André Bacelo, Secretário Apcan

Presidente Apcan, Carlos Campos


Ronaldo Cantão


              A APCAN (Associação dos Pecuaristas Campos Neutrais), Sindicato Rural e Cite 73 promoveram, no dia 31 de maio, um workshop no parque de exposições de Santa Vitória do Palmar com a participação da APROCCIMA (Associação dos Produtores dos Campos de Cima da Serra) e APROPAMPA (Associação dos Produtores de Carne do Pampa da Campanha Meridional/RS), além da presença de técnicos da Embrapa, Sebrae/RS e Ufpel. A ideia de organizar o evento objetivou agregar um pouco da experiência dessas associações à iniciativa dos produtores do extremo sul que também pretendem atingir a indicação geográfica com a sua APCAN.
            Ao abrir a programação, o Presidente da APCAN, Carlos Inácio Talavera Campos agradeceu a presença de todos, ressaltando que essa associação é mais uma tentativa de união, já que os produtores não são reconhecidos como pilares da sociedade pela desunião.
            Pela APROCCIMA, Martha Guazelli e Carlos Simm, também vice e Presidente da Federacite, falaram da formação daquela associação, evidenciando que no foi no Cite 120 que sentiram a necessidade de agregar renda ao produto diferenciado. Montaram um plano estratégico, com uma rede de cooperação e hoje, aquela associação disponibiliza Especialidades do Campo.
            Carlos Simm, que também integra a Comissão de Pecuária de Corte da Farsul ressaltou a importância de constituir novas associações, com ações centralizadas que possibilitam inúmeros convênios técnicos, parcerias, inclusive com bancos, fazendo as coisas acontecerem, marcando presença e tendo acesso ao mercado. – Temos que fazer parte do processo gerencial depois da porteira, alertou o empresário, já que o varejo e indústria, os outros elos da cadeia acabam ganhando os louros da carne de qualidade no mercado.
            Ronaldo Cantão representou a APROPAMPA, assessorado por Danilo Menezes (Embrapa). Como ex-presidente, ele participou do início do processo de formação da entidade, na busca da certificação da carne do pampa, inclusive em visitas à indicação geográfica na Europa. – Os pontos mais importantes são qualidade e reputação. Para isso é preciso buscar produtores focados e ir vencendo etapas (a certificação é o segundo passo...), agregando valor à produção, incentivando à pesquisa e a preservação do pampa gaúcho, o que temos como objetivos. –
            Oferta constante, exigências na alimentação dos bovinos, levando ao consumidor todas as informações possíveis sobre a carne que ele está adquirindo provocam uma interação com os quatro pilares da cadeia produtiva e acabam formando a aliança mercadológica, almejada pelas associações.
            A apresentação dos primeiros passos da APCAN coube ao secretário, André Bacelo, que falou da formação dos estatutos, participação em cursos do Sebrae, Ata de fundação, organização dos pecuaristas, levantamento das propriedades. – Tomamos como base o trabalho genético que já vem sendo feito aqui nas associações de Hereford e Angus, mas qualquer produtor pode ser associado, desde que situado na zona livre de carrapato.-
            No período da tarde, o workshop teve continuidade com palestras técnicas, que foram enriquecidas pela presença de Roberto Andrade Grecellé  (Sebrae/RS) que abordou “Desenvolvimento Estratégico da Pecuária de Corte Gaúcha”; Jamir Silva da Silva (Embrapa) sobre “Tecnologias para Sistemas de Produção Integrada”; Sandra Vieira de Moura (Núcleo de Zootecnia de Precisão/Ufpel), sobre “Bem estar animal”.
            Grecellé fez um alerta dizendo que a produção de bovinos na Amazônia conta com 20 mil quilos de MS (matéria seca)/há, num clima extremamente favorável, apesar de termos aqui grande riqueza de composição botânica. – Mas não temos como competir em relação ao mercado externo. O mérito é colocarmos a nossa carne em mercados internos recebendo bem por uma matéria prima diferenciada. – Ele ainda mencionou que o Sebrae está promovendo ações para aproveitar os próximos grandes momentos esportivos como a Copa, para que as redes de restaurantes e hotelaria usem as marcas de carne das nossas associações e os turistas possam memorizar o sabor da carne do pampa gaúcho.
            Na palestra do professor, Doutor Jamir Silva da Silva, ele deixou claro que são as pastagens que respondem melhor aos investimentos feitos no sistema integrado lavoura/pecuária. – A sustentabilidade do sistema está na pastagem. Agricultura continuada apenas com adubação leva a degradação.-
            Bem estar animal foi o tema da doutoranda, vet.Sandra de Moura, que disse ser necessário melhorar os índices de aproveitamento da carne, adequando-se aos preceitos que existem. – Produtores e indústria devem estar cientes, em sinergia. -



Seminário Internacional de Turismo

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Work Shop “ Associações de Pecuaristas” em Santa Vitória do Palmar






   Data: 30 de maio de 2012 (quarta-feira)



  Local:  Parque de Exposições do Sindicato Rural.



Período da Manhã:



_ 9:00 h: Saudação de Abertura.



_ 9:05 h: Apresentação APROCCIMA – Associação dos Produtores Rurais dos Campos de Cima da Serra, a cargo de Martha Guazelli e Carlos Simm. 



_ 9:45 h: Apresentação APROPAMPA- Associação dos Produtores de Carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional, a cargo de Ronaldo Cantão, Danilo Menezes Santana e Rogério Jaworsky.



_ 10:25 h: Intervalo



_ 10:35 h: Apresentação APCAN- Associação dos Pecuaristas Campos Neutrais, a cargo de Carlos Inácio Talavera Campos e André Barberena Bacelo.



_ 11:15 h: Espaço aberto ao público para questionamento à mesa formada pelos representantes das Associações. 



_ 12:00 h: Almoço no Sindicato Rural.  



Período da tarde:



_ 13:30 h: SEBRAE apresenta o tema “ Desenvolvimento Estratégico da Pecuária de Corte Gaúcha”. Palestrante: Roberto Andrade Grecellé.



_ 14:30 h: EMBRAPA apresenta o tema “Tecnologias para Sistemas de Produção Integrada”. Palestrante: Jamir Silva.



_ 15:30 h: Faculdade de Zootecnia - UFPEL apresenta o tema “Bem Estar animal”. Palestrante: Sandra Vieira de Moura 



_ 16:30 h: Encerramento



Patrocinadores: Banco do Brasil, Bradesco, Cooplantio, Escritório Rural Central, Paraíso da Carne, Planfer, Raça Agropecuária e Veterinária, Rédea Remates, e Sul Leite.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

4º Remate da Dom Vitor teve pista ágil (Criação & Grãos)

"Nosso 4º Remate Anual foi muito positivo, com pista ágil e liquidez total. Alcançamos excelentes médias, o que comprova a grande procura por terneiros sangue Hereford e, principalmente, por ventres diferenciados para reposição. Acreditamos que disponibilizar ao mercado animais de qualidade superior, distribuídos em lotes uniformes, é sempre um diferencial, visto a aceitação de nossos clientes e a conquista de novos." Méd. Veterinário Jaques Leston


Agradecemos a todos nossos funcionários e colaboradores, incansáveis, para os quais dedicamos o sucesso de nosso remate. Queremos agradecer, também aos amigos da Redea Remates e aos Patrocinadores, Felipe e Estela (Raça Veterinária) e Ismael(Cooplantio). 

  Médias
Terneiros certificados Hereford - 4,60/kg; Vaquilhonas sobreano - 3,96/kg;
Terneiras- 4,56/kg
Vaquilhonas sobreano Hereford
tatuadas - R$ 1.350,00.

José Golgerci e os destaques da edição de maio


Clair Torino comemorou seus 90 anos
Quando iniciei minhas atividades jornalísticas no seio da sociedade, há quase 50 anos, na coluna "Galeria dos Notáveis", no jornal Liberal, fiz referências à artista plástica, Clair Pinto Torino, ao louvar suas mãos de fada em todas as artes. Houve plena concordância entre meus leitores, ainda que eu assinasse com o pseudônimo "Richard", foram muitos os que vieram ao meu encontro e dirigiram-me os cumprimentos pela expressão usada. Agora, no dia primeiro de maio, ela completou 90 anos de idade. Como os artistas de todas as artes não envelhecem, ela continua, no meu entender, a mesma fada em todo seu esplendor no mundo das cores.***

Bagé viveu sua grande movimentação ao receber os artistas da filmagem de "O Tempo e o Vento", "sets" que demonstraram a força gaúcha com imponentes recantos cinematográficos fiéis a nossa terra na visão de inúmeros artistas plásticos. Para dar ampla autenticidade ao tema, é importante que se dê a devida valorização à maquiagem. Entre os maquiadores, o santa-vitoriense, Sandro Valério que reside no Rio, tantas vezes responsável pelo embelezamento e realce dos rostos das globais. Na Rainha da Fronteira, onde foram tomadas significativas cenas dirigidas por Jaime Monjardim, estiveram integradas ao grupo de maquiadoras no set "O Tempo e o Vento", as make-atrizes, Cláudia Pellegero, sua prima, Giane Pellegero, mais Inajara Abreu.***

A sociedade santa-vitoriense viveu nos salões do Clube Comercial, decorados pelo especiall toque de bom gosto de Vivi Pires, a noite temática, "Eu fiz parte desta história" em alusão aos 50 anos de fundação do Rotary Clube, sob o comando de Mário Aparício Mendonça e Vânia, mais seu extens grupo de associados que prestigiou o brilhante evento, contando com a presença do Governador, Valdir Bruxel, Distrito 4680. O cronograma elaborado para a grande noite, teve as participações de Mário Estrella Pereira e Hilton da Costa Novo como mestres-de-cerimônia. Após tantas e tantas homenagens, o Chef Jorge Amarillo e equipe seriviram um jantar de portentoso menu. Menção ao musical do elogiado repertório do cantor, Kininho Dornelles e o filho, Felipe.
Taiana Fontes Pio e Alexsander Pereira de Lima são os novos administradores da boutique Pios desde março de 2012. Ela, advogada, recentemente aprovada na prova da OAB (nº 85399) agora também assume mais essa função.
Mário Aparício, o Governador Bruxel e demais lideranças do Rotary nas comemorações do ciquentenário do clube.

Giane, Sandro, Cláudia e Inajara em Bagé, nas filmagens de O Tempo e o Vento



Sessão Antanho

Bloco dos Pescadores... Do acervo de Sérgio Oliveira. Quem é a rainha?