terça-feira, 13 de março de 2012

Reverências às virtudes femininas


Fotos desta reportagem: Veridiana Grill
                                                                                                       José Golgerci (edição março 2012)
A cada oito de março comemoramos com alegria, o Dia Internacional da Mulher, mas a todo momento sentimo-nos envoltos pelo poder e força infinita de cada uma. No dia 12 de março, a Câmara de Vereadores abriu festivamente suas portas para honrar as mulheres da cidade e do campo, conferindo a todas o Diploma Honra ao Mérito Feminino em momento-símbolo do valor eterno delas. A ocasião fez parte do cronograma das ações políticas das notáveis vereadoras, Maria Hylma (Presidente da Câmara), Maria do Rosário e Cecy Correa, onde o anseio desta comissão em trazer a Secretária, Márcia Santana para que o Estado possa promover políticas públicas voltadas às mulheres. Então o que ficou confirmado é que Santa Vitória do Palmar já será contemplada com capacitação de agentes públicos, inclusive na rede estadual e municipal para a construção da igualdade. O evento ganhou relevância com as presenças representativas dos dois países, Brasil e Uruguai, já que também tivemos a participação de Mônica Correa, do MIDES.

As homenageadas Ana Cristine Oleszko (cabeleireira), Ana Gisele Silveira (professora, Carmem Borges de Oliveira (diretora), Carmem Schwanck (costureira), Clevanice Dias Correa (enfermeira), Diana Socca Mendes (arquiteta), Elisângela Pereira dos Santos (pescadora), Emília Correia Terra (doceira), Evanilda Rolin Termezana (artesã), Gisele Cardoso (assistente social), Graciela S.Lima Rodrigues (farmacêutica), Helena Rotta (pecuarista), Inge Petitembert Klein (educação física), Janaína Petitembert Klein (estética), Jandira Cardozo (agropecuarista), Jeanette Barbosa (advogada), Jerusa Estrela da Silva (veterinária), Leonir da Silva Jobim (instrutora de Economia Solidária), Lilian Arriada Petruzzi (odontóloga), Luciane Oliveira Mendes (contabilista), Maria da Conceição Amaral Rosales (manicure), Maria Goretti Acosta (psicóloga), Marília Cardozo (jornalista), Nilza Alves Nunes (empresária), Olair Lazo de Oliveira (artesã), Patrícia Amaral (fisioterapeuta), Patrícia Milano Mespaque (engenheira), Roberta Mello Torino (arquiteta), Rosane Gonçalves (médica), Viviane Rodrigues Pires (decoradora), Zenir Maximilla dos Santos (bordadeira).


Vereadoras, Cecy Correa, Maria Hylma e Maria do Rosário, comissão feminina
organizou o evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Monica Correa, do Ministerio de Desarollo Social

Márcia Santana (Secretaria Estadual de Políticas Públicas para a Mulher) foi palestrante no evento.












Encontro Binacional das Mulheres dos Campos Neutrais encantou uruguaios e brasileros

A minibateria movimentou o público
Nídia explicou como fazer sabão aproveitando óleo usado

Casa da Música/Barra do Chuí, sob a regência da Professora Teleca


                O I Encontro Binacional das Mulheres dos Campos Neutrais marcou o Dia Internacional da Mulher (08 de março), com uma programação diversificada no Museu Atelier na Barra do Chuí. A Secretaria de Assistência Social e Cidadania coordenou o evento, liderada pela Secretária, Clarivane Abreu.
            Na divisa mais meridional ao sul, o lugar natural e artístico extremamente aprazível, que concentra a obra de Hamilton Koelho se caracteriza como palco de shows e eventos de relevância, numa integração cultural, chave desse processo no âmbito do Mercosul.
            Acampamento, cavalgada entre Hermenegildo e Barra, shows, apresentações artísticas, artesanato, palestras, tendas de autoestima, unidade móvel de saúde, biodança e alongamento, além de diversas oficinas constituíram o agradável encontro que evidenciou a mulher sob diversos aspectos. Já no dia 07  foi a montagem do acampamento e abertura oficial com shows e a quinta-feira começou com café da manhã, seguido de palestras, com carreteiro do Munhoz ao meio dia, culminando com um sarau de escritoras da terra, show da mini bateria do CRAS e da Casa da Música da professora Teleca.
            A palestra de Olga Viedo sobre autoestima e sexualidade despertou integral atenção do público, questionando o grau de satisfação e submissão das mulheres em relação ao sexo.
            Do vizinho Uruguai estavam: Mides (Ministerio de Desarrollo Social), Instituto Nacional de Las  Mujeres, Aren Creaciones, que é um atelier familiar, entre outras representações, que relataram o trabalho que vem sendo desenvolvido naquele país.
            Um espetáculo e tanto foi a mini bateria do CRAS que movimentou a plateia, assim como merece destaque o talento dos alunos da escola Bernardino de Souza Castro, regidos pela Professora Teleca, encantando a todos com o seu repertório. Eles participaram do encerramento do evento, que também contou com escritoras, professoras Elizabeth San Martins, Helen Rose, também do Neja e a Patrona da Feira do Livro de 2011, Marília Cardozo.