quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Reunião do Cite 73 na Santa Tereza motiva brinde de final de ano





Localizada no 4º Distrito de Santa Vitória do Palmar, a Agropecuária Santa Tereza se encarregou de receber os companheiros citeanos no mês de dezembro, encerrando o ano com uma reunião festiva, elegendo o Amigo Secreto e brindando pelas conquistas do grupo no ano que passou e dando as boas vindas a 2012. Arroz, pecuária de corte e sementeira de azevém caracterizam a atividade da família Nelson Rotta. Cerca de 40% do total da propriedade é destinado ao cultivo do arroz e a sementeira, implantada em 2007 numa área de 10 ha com produção de 350 quilos/ha, sendo que em 2009 chegou a colher 662 quilos/ha (10 ha), este ano foi ampliada para 70 ha. Para ilustrar o dia de campo na Santa Tereza, sempre objetivando agregar conhecimento, esteve presente o Professor da UFPel, engenheiro agrônomo, Manoel Maia, atualmente envolvido no mapeamento de áreas de azevém resistentes ao glifosato. Ele está formado há 40 anos e tem larga experiência em forragem de pasto, sendo assessor da comissão da Farsul nessa área por 10 anos.

Na conversa com o grupo, Maia lembrou que o primeiro passo é o planejamento, logo buscando ferramentas que sinalizam custos e ganhos no estabelecimento rural. A falta de registro de dados nas propriedades, a visão errada de raspar os campos, sem respeitar o enraizamento e necessidade de certa altura para garantir o rebrote foram pontos da abordagem do Professor Maia.
Manoel Maia é Diretor da Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim; Presidente do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas da Lagoa Mirim e Canal São Gonçalo; Secretário Executivo da Seção Brasileira da Comissão Mista Brasileiro-Uruguaia para o Desenvolvimento da Bacia Mirim.

Agregando valor ao produto local

A bebida láctea Sulleite está disponível no mercado desde novembro de 2011, com lançamento durante a 80ª Expofeira. Produzida na micro usina, atendendo os padrões de qualidade, a bebida láctea é genuinamente santa-vitoriense e vem sendo degustada nas escolas e instituições, através do Fome Zero e também pode ser encontrada nos mercados locais.


Cerca de cinco mil litros/mês são produzidos com sabor morango (polpa de fruta), mas brevemente serão lançados mais dois sabores, ameixa e coco, sempre com leite da melhor qualidade.

Depois de aberta a embalagem, a bebida pode ser consumida em até cinco dias, conservando seu valor nutricional.

Sob a responsabilidade técnica de Jerusa Estrela, coordenação a cargo de Cleber Renato Farias, tendo como parceiro comercial, Paulo Goebel, além do Técnico em Alimentos, Lucas Majado, mais os funcionários, Edvandri Lima Machado, Gilson André Mendes e Luiz Alberto Rodrigues Correa, a micro usina está pronta para deslanchar, apostando na oferta de novos produtos para gerar, cada vez mais, empregos no município, contando com a aprovação dos consumidores.
Batida de morango com bebida láctea  
2 Xícara(s) bebida láctea Sulleite sabor morango
3 Unidade(s) Morango picado
2 Colher(es) de sopa granola
Modo de preparo: Coloque no liquidificador a bebida láctea e os morangos e bata por 3 minutos. Junte a granola e bata por mais 2 minutos. Deixe gelar e depois sirva em 2 copos altos. Variação: Se preferir acrescente uma banana. Dica: Espalhe 1 colher (chá) de granola em cada copo antes de servir.

BEBIDA LÁCTEA SULLEITE É UMA DELÍCIA!

                                                 QUEM EXPERIMENTOU GOSTOU!

Sarau na Barra foi um sucesso!


          
                                                                                
O clube Beira-Mar foi palco da peça teatral, dirigida por Joca d'Ávila e interpretada pela consagrada atriz, Cláudia Schuab - Preta Geiborandeza de Los Panbos de Jesus. A apresentação foi um sucesso na noite de sexta-feira (22), que também contou com o violão e voz de Alvaro Castro, acompanhado por Carmelina... Ao final foram chegando muitos cantores no sarau do Beira-Mar!