Onilo Roberto Ferreira, depois de se aposentar no Banco do Brasil entrou para a atividade rural. E já vão quatro anos que ele trabalha com terminação na pecuária de corte. Como sempre pensou em vender animais de qualidade e bem gordos, ele, desde o início procurou a assistência da cooperativa Sulleite. - Na época, o gerente era o Raul e o engenheiro agrônomo, o Marcos. Passei a comprar tudo que precisava lá e eles me dão as orientações que preciso, desde a quantidade de adubo, sementes, herbicidas... Mesmo não sendo cooperado, pois não é o meu segmento, recebo especial atenção do técnico, Leonardo Canabarro. Esta propriedade, localizada em Canelões e bem próxima da cidade, é uma área arrendada há quatro meses e possui cerca de 60 hectares. Ela já está inserida no Programa Luz para Todos, só que continua sem energia elétrica, o que dificulta o dia a dia de Onilo e sua esposa, Maria diante de tudo que ainda precisam arrumar para garantir o mínimo de conforto no trabalho.
- Sem investir não há como produzir, diz Onilo. E logo na entrada se avista uma pastagem de milheto com viço excepcional. Tem 30 vacas em 10 hectares que não conseguem baixar o pasto para que seja implantada a pastagem de inverno, prevista só para abril.
- O Leonardo sugeriu que poderíamos colocar até 50 animais aqui. A terra é muito boa e seguimos as orientações técnicas no preparo da pastagem. A área toda está dividida em potreiros de dois hectares cada, sendo feita uma rotação a cada semana com o gado de engorda que fica pronto em 60 dias. No entanto, o produtor tem encontrado dificuldade de reposição. Já têm 15 vacas que variam de peso entre 500 e 600 quilos que aguardam substitutas para dar conta de tanta comida.
Como sempre gostou da pecuária de corte, Onilo encontrou nela um objetivo para desfrutar do tempo livre que ganhou com sua aposentadoria, mas considera a atividade autossustentável. – Deve ser encarada como qualquer negócio. É um investimento que precisa ter retorno garantido e considero muito bons os resultados obtidos em quase cinco anos.