Reportagem de Joca d’Ávila e Cláudia Shwab
31 de agosto de 2013. Completando 15 anos pela sexta vez na vida, uma debutante linda, elegante e transbordando energia e alegria. Era ela que iluminava o salão do Clube Comercial naquela noite, Dona Ida Donato Castro. Vó, bisavó, irmã, mãe, tia, sogra, amiga. Exemplo. Artesã, artista. Linda, Dona Ida. De forte sangue italiano, é a matrona de uma família de artistas. Dona Ida canta, dança, encanta. Canta na sala de casa, ao pé da lareira, canta com os filhos e netos, canta para a vida, que parece que nunca lhe pesou, tão leve ela. Mentira, se olharmos nos olhos desta adolescente nonagenária, veremos sinais de alguma dor, que a vida nunca nos permite passar impunes, mas está tudo lá coberto de luz, sabedoria e alegria de viver.
O salão estava repleto de íntimos e nem tanto. Parece que o mundo inteiro queria estar ali, comemorando junto, para ver se aprendia com a aniversariante como viver a vida. E entre uma lembrança e outra, entre os nomes dos amigos, os sorrisos e abraços, Dona Ida le dió gracias a la vida, que le ha dado amigos y hermanos, y tanto, y tanto! E o seu segredo, revelado na frase de Leonardo da Vinci: "A sabedoria da vida não está em fazer o que se gosta, é gostar do que se faz".
Ida Donato Castro parece ter amado sempre o que fez, o que faz e como faz. E a nós nos cabe apenas dar gracias a la vida, que nos ha dado la felicidad de conocerla y de vivir con ella, y de tenerla con nosotros por tanto tiempo! Felicidades por muitos outros anos, querida Ida.
Entre tantas diversidades maravilhosas que passaram por essa noite nos atrevemos a destacar algumas delas:
1. A entrada triunfal e carinhosa da aniversariante ao som da Tarantella acompanhada por palmas dos presentes;
2. A emoção e a alegria dos netos e bisnetos acompanhando a homenageada na passarela humana que se formou no Clube Comercial;
3. A alegria contagiante e a informalidade dos seus familiares durante a festa, fato que é peculiar de sua família;
4. O maravilhoso show do grupo 4 Vozes, um violão comandado pelo filho, Álvaro e mais Talita Estrela, Carmelina e o convidado, Jarbas Azambuja;
5. A delícia das iguarias doces e salgadas que foram servidas na ocasião;
6. Ela chega como uma italiana e sai como uma mulata brasileira ao som da escola de samba da Barra do Chuí que neste ano tem Ida Castro como tema.