terça-feira, 24 de setembro de 2013

Os 90 anos de Ida Castro

Reportagem de Joca d’Ávila e Cláudia Shwab
Fotos de Sérgio Olivera - Vídeo e Foto Color
 
 
31 de agosto de 2013. Completando 15 anos pela sexta vez na vida, uma debutante linda, elegante e transbordando energia e alegria. Era ela que iluminava o salão do Clube Comercial naquela noite, Dona Ida Donato Castro. Vó, bisavó, irmã, mãe, tia, sogra, amiga. Exemplo. Artesã, artista. Linda, Dona Ida. De forte sangue italiano, é a matrona de uma família de artistas. Dona Ida canta, dança, encanta. Canta na sala de casa, ao pé da lareira, canta com os filhos e netos, canta para a vida, que parece que nunca lhe pesou, tão leve ela. Mentira, se olharmos nos olhos desta adolescente nonagenária, veremos sinais de alguma dor, que a vida nunca nos permite passar impunes, mas está tudo lá coberto de luz, sabedoria e alegria de viver.



O salão estava repleto de íntimos e nem tanto. Parece que o mundo inteiro queria estar ali, comemorando junto, para ver se aprendia com a aniversariante como viver a vida. E entre uma lembrança e outra, entre os nomes dos amigos, os sorrisos e abraços, Dona Ida le dió gracias a la vida, que le ha dado amigos y hermanos, y tanto, y tanto! E o seu segredo, revelado na frase de Leonardo da Vinci: "A sabedoria da vida não está em fazer o que se gosta, é gostar do que se faz".

Ida Donato Castro parece ter amado sempre o que fez, o que faz e como faz. E a nós nos cabe apenas dar gracias a la vida, que nos ha dado la felicidad de conocerla y de vivir con ella, y de tenerla con nosotros por tanto tiempo! Felicidades por muitos outros anos, querida Ida.

Entre tantas diversidades maravilhosas que passaram por essa noite nos atrevemos a destacar algumas delas:

1. A entrada triunfal e carinhosa da aniversariante ao som da Tarantella acompanhada por palmas dos presentes;

2. A emoção e a alegria dos netos e bisnetos acompanhando a homenageada na passarela humana que se formou no Clube Comercial;

3. A alegria contagiante e a informalidade dos seus familiares durante a festa, fato que é peculiar de sua família;

4. O maravilhoso show do grupo 4 Vozes, um violão comandado pelo filho, Álvaro e mais Talita Estrela, Carmelina e o convidado, Jarbas Azambuja;

5. A delícia das iguarias doces e salgadas que foram servidas na ocasião;

6. Ela chega como uma italiana e sai como uma mulata brasileira ao som da escola de samba da Barra do Chuí que neste ano tem Ida Castro como tema.






 






 

Giro em Sociedade com Ana Britto



CADEJO MAIOR - Os parabéns desta coluna à Cláudio Curi, um dos proprietários do cavalo crioulo que conquistou o Freio de Ouro em Esteio 2013.

 

 

TUTTI BAMBINI
 
Destaque do mês de Setembro - Manuela e João Henrique
 
 
Manuela veste Joy (Grupo Morena Rosa) e João, camisa Joy (Grupo Morena Rosa) e bermuda Hering.
Pais - Marília Machado Petruzzi e João Francisco Cardozo.
Avós - Vera Machado e Ricardo Petruzzi

Tutti Bambini é a loja do centro comercial de Santa Vitória, na Barão do Rio Branco, 549, que veste desde o bebê até o pré-adolescente. Confira a liquidação de inverno com 50% de desconto.

RESTAURANTE HOTEL BERTELLI
"Um brinde ao prazer de viver"
Saiba que encontrar os amigos é tão importante para a saúde quanto praticar atividade física. Não espere, portanto, para convidá-lo a um bom papo.
Nossa sugestão para tornar esse encontro ainda mais gostoso: Um cerveja bem gelada!
Regra básica de harmonização - Comidas ou petiscos leves combinam com cervejas leves (Pilsen ou de trigo) e comidas pesadas com cerveja encorpada (cerveja escura).

Grande evento agendado para o dia 05 de outubro próximo - Jantar com desfile das afilhadas desta coluna, Das Rô Boutique e Loja Kiss. Haverá sorteio de mimos oferecidos pelas demais afilhadas. Grave esta data e faça a sua reserva no Restaurante Hotel Bertelli, Das Rô Boutique e Loja Kiss. Espero todos vocês!

 

kiss   Bolsas, calçados e acessórios

 
Destaque do mês de Setembro - Alessandra Bueno Salazar

 
 
Ela veste bolsa de tricot de couro e sapatos Lia Line. No coração do centro comercial da Barão, a Loja KISS, de Kismari Ávila está sempre inovando. A coleção Spring/Summer 2013-2014 já chegou e mostra a tendência desta nova estação.

Sapatos- *Novos clássicos - Impossível não se apaixonar. Sapatos de salto com lateral aberta aumenta a dose de sensualidade com fivelas nos tornozelos. Use com calça social ou jeans. *Sandálias rasteiras - Prometem ser a sensação das defensoras da máxima de que menos é sempre mais.

Bolsas - *Minibags - Vai ser uma das graças do verão, supercoloridas e de tamanho PP.*Brancas de Neve - No topo da pirâmide que mede as bolsas queridinhas do momento estão as brancas. Use com looks de um tom só. *Duros na queda - A clássica tote durinha, que comporta de tudo um pouco aparece com o topo arredondado. Use com blazer de alfaiataria.

A loja KISS convida todas as clientes para o jantar-desfile de sapatos e bolsas no dia 05 de outubro, no Restaurante Hotel Bertelli. Faça a sua reserva na Das Rô Boutique, Loja KISS ou no Hotel Bertelli.
 
CORREARIA PAMPA
A moda tradicionalista
 

Jaqueline Rocha e Carlos Garcia, proprietários colocam à disposição das antenadas em moda, bombachas femininas+camisas+coletes e botas campeiras que formam o look ideal para acompanhar a Semana Farroupilha e a 82ª Expofeira em novembro


 


                                               NATIVA
                 


              A primavera praticamente chegou e é hora de exercitar-se! Confira a linha fitness da Hering (Todo mundo usa, todo mundo ama). Em tempo: A linha de tênis da Nativa está imperdível. Confira!


 




 





Destaque do mês  Nativa - Edenize Molina Mello
 
 
Ela veste abrigo de tactel Hering, regata de cotton Hering...
 
 


 
 
 SOLUNA    Artefacto e Decoração
 
 
Venha curtir a Primavera! Fale a verdade:
Nesta época do ano, quando o friozinho fica para trás, a vontade de sair e aproveitar o sol vira uma coisa irresistível. No quintal da casa, no garden party ou na varanda do ap é hora de criar uma decoração aconchegante e encher o espaço de verde.
Dóris e Miriam montaram um espaço decorado na D.Diogo de Souza, 316. Móveis de madeira de demolição, vasos para plantas grandes e pequenas, lamparinas marroquinas, tochas de jardim, mantas e almofadas para uso externo... Confira o decorado e deixe fluir sua criatividade.
Soluna Artefacto e Decoração estará presente no Restaurante Hotel Bertelli em 05 de outubro, participando e sorteando um mimo para você.

 
 
REGALE & PRETEXTO
 
 
lojas de departamento no coração da Barão do Rio Branco. O segundo piso da REGALE está reservado para eles! Você encontra tudo o que precisa em moda masculina clássica ou casual para vestir-se com elegância. Confira!
 
Destaque para a calça jeans da label Riccieri com corte e acabamento impecáveis que combinada com t-shirt ou blazer em veludo é um must have.
Vera Meireles, proprietária mostrou-me a nova coleção de meia estação de bermudas de alfaiataria, tanto em jeans como em sarja, de várias marcas que contemplam todos os shapes.
 

Green, a cadeia de salões de beleza que faz o seu estilo brilhar, está na Tito Fernandez, Chuy-Uruguay.

 
Promoção do mês de setembro

Hidratação a partir de R$ 35,00 com produtos da Kerastase, Redken, Loreal e Matrix e kit de shampoo+máscara capilar da Loreal Profissional por R$ 13,00.

* O salão Green estará presente no evento do Restaurante Hotel Bertelli, no dia 05 de outubro próximo, onde fará sorteio de uma hidratação.



Olive Jóias
 
Destaque do mês - RENATA BOSEMBECKER    
                                Toda a delicadez da Morganita
 
Apesar de sua tonalidade rosada única encantar os amantes da joalheria no mundo todo, a Morganita ainda não é muito conhecida pelo público em geral. É encontrada no Brasil, Estados Unidos, Madagascar e no Afeganistão. Sua tonalidade transmite tranquilidade, feminilidade e delicadeza e foi exatamente devido a sua aparência que a famosa joalheria H.Stern criou uma coleção de jóias exclusivas com Morganita. É a minha gema favorita!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
DAS RÔ BOUTIQUE
 
 
Destaque do mês - Rose Mari Kreps Schonhofen, que veste calça, cinto e blusa Lança Perfume, sapatos e bolsa Colcci.
 
 
 
nalmente sua clientela com as novas coleções que chegam a loja. Meu destaque este mês é para a coleção cápsula da Contra Regra, que contempla todas as tendências comentadas nas rodas das antenadas em moda.
* Fera querida- Cabeças de leões e onças ganham vida em estampas digitais, aplicadas em camisetas, calças e vestidos.
* Floresta cool - Blazer, vestido, etc...estampas repletas de folhas e paisagens tropicais.
* New folk - As peças com pegada tribal são um must.
* Coletes alongados e macacões - Deixam você mais alta e magra como num passe de mágica, etc, etc,etc...Vale a pena conferir!
* Das Rô convida toda a sua clientela para o jantar-desfile e baile no dia 05 de outubro próximo, no Restaurante Hotel Bertelli. Agende e confirme sua presença na Das Rô, na loja Kiss e no Restaurante Bertelli. Espero você!




LOJA DA ROSI




Em breve, com novo segmento em móveis e objetos de decoração de alto padrão. A Loja da Rosi está na Barão do Rio Branco, 805.
 
  Notícias...
 
Agradeço ao salão de beleza Sayonara, de Luiz e Cris pelos belos penteados nos destaques desta coluna. Estive lá e avistei: Elisa Patella, Jussara Torino, Soraia Stella, Rosane Gonçalves...
 

•Parabéns pela mudança de calendário da minha amiga Madalena Fernandez Scherer, no último 13 de setembro.

•Salão de beleza Ana/Ana com especialidade em podologia. Estive lá e encontrei: Inês Lemos, Suzana Terra, Paola Simões, Nilza Amaral, Bruna Gonzales, Cláudia Delamare...

•Agradeço ao Studio 1, de Luciel Marisquerena, na Barão do Rio Branco, 682 pela foto das modelos que ilustram esta edição.

•Não deixe de assinar o jornal O Vitoriense, que neste mês de setembro comemorou seus 32 anos de atividades. Ligue para (53) 3263.1327.

•Estaremos com a coluna Giro em sociedade no blog do jornal O Vitoriense, dando dicas de estilo, maquiagem, cabelos e muito mais... Acesse jornalovitorienseblogspot.com
 

•Ida Donato Castro – Parabéns, parabéns, parabéns pela sua elegância no vestir, pela sua jovialidade e criatividade e pela pessoa linda que você é, chegando aos seus vem vividos 90 anos. Muitas felicidades é o que deseja esta coluna o jornal O Vitoriense.

•O clube Comercial/Caixeiral já agendou para o dia 16 de novembro, o tradicional Baile de Debutantes...

•A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Vitória do Palmar, sob a presidência de Gilson Texeira, Paulo Duarte como tesoureiro e Fausto Rodrigues como secretário tem movimentado o grupo com palestras e assuntos de interesse da classe. Parabéns! Destaque para a comissão social formada pelos colegas, Mauro Bender, Ana Britto, Marcelo Schonhofen e Eduardo Fabres.
•Estética Cor e Forma, de Mariza e
 Clarice colocam à disposição da clientela, o aparelho Heccus que reduz a celulite e a gordura localizada, fortalece a musculatura e faz eletroporação e sonoforesa.   

•Dia 22 de agosto passado aconteceu o show de Joca Martins pela comemoração dos 10 anos do programa Alma Nativa de Danilo Blotta. Com platéia lotada confraternizei com Livia e Jamil Pereira, Julia e Luciano Terra, Cláudia e Luciano Cardozo, Vera e Luiz Alberto Garrido, Alberto Nunes Rodrigues, Aline e Eduardo Muller, Helen e Luciano Morrone, Estela e Felipe Corona, Kismare e José Gilberto Rodrigues, Sabrina e Leandro Paiva. Registrando todos os momentos, Ricardo Carvalho. Acesse conexaosul.net e confira!



* O Clube Comercial Caixeiral já agendou para o dia 16 de novembro, o tradicional Baile de Debutantes.
 
 
 
CENTRO DE PINTURAS - Com novo endereço na Barão do Rio Branco, a arquiteta Giane Viana espera você para ver a cartela de cores primavera/verão 2013 das tintas Renner.
A idéia de viver no meio de cores é atraente para a maioria, mas encontrar o esquema certo para a sua casa pode, às vezes , parecer uma tarefa difícil.
Primeiro saiba que se você estiver interessado em cores fortes, a hora é agora. Elas estão absolutamente na moda. Junte um pouco de coragem colorida, seja ousado e saiba que com o risco muitas vezes vem grandes recompensas. Deixe que o confiante vermelho, o deslumbrante roxo, o intrigante azul ou o amarelo feliz o ajudem a definir um lugar onde se sinta em casa.
 
 
MD MODAS de Eveline Maximila, na Barão do Rio Branco, 488.

Camisa branca – Uma boa camisa branca pode ser o elemento-chave para valorizar o visual e, sim, é possível usá-la com tudo! A clássica, estruturada, de corte reto, caimento impecável e modelagem de alfaiataria vai do chique ao casual. A sem colarinho, despojada, elabora looks com pegada esportiva. A proposta é elegante e não perca a elegância. A gola laço deixa o visual requintado e a smoking, com inspiração no traja de festa masculino é perfeita, tanto para a noite quanto o