quarta-feira, 20 de junho de 2012

EDITORIAL

           O desconhecimento causa o medo da doença

       A Epidermólise Boliosa é uma doença genética de pele, rara e hereditária, mas não contagiosa. Bolhas se formam na superfície da pele e das mucosas, espontaneamente ou depois de qualquer arranhadela, pois a pele dos atingidos fica extremamente frágil. Não há aderência entre as duas camadas de pele, a derme e epiderme, mas já existem terapias e estudos que visam uma reconstituição.

      As crianças com EB devem ser tratadas da maneira mais natural possível, sem discriminação na escola, já que a doença "não pega" e esse convívio também ajuda no crescimento dos demais colegas. A escola precisa apenas saber de certos cuidados com a criança para facilitar o seu aprendizado e desenvolvimento, integrando-a no grupo, informando os colegas com explicações compatíveis com a idade. Assim, todos poderão entender, evitando que o desconhecimento cause medo, exclusão e preconceito. A integração é importante porque sempre existe espaço para a criança, que pode realizar muitas atividades, inclusive esportivas, assim como as crianças normais. Apenas é preciso algumas adaptações.

       Os professores, pais, devem ter em mente que a exclusão pode trazer tantos danos para a criança quanto a inclusão. Por exemplo, o fato de ficar sentada na hora da ginástica, dos jogos ou outras brincadeiras pode agravar a tensão do corpo e serem necessárias mais horas de fisioterapia. Mesmo que parcialmente, ela deve participar porque é melhor do que nada.

      A escola deve fazer a sua parte, orientando para que as outras crianças possam ficar de maneira construtiva, ao lado daquele que enfrenta a doença, sem medo, pois como já mostramos, a EB não é contagiosa.

Vera Miranda recebe em elegante colóquio científico nas alturas do K2

Por Joca Schwab e Cláudia D’Ávila


Nem neves do Kilimanjaro, nem névoas do Pico da Neblina. Nas alturas do K2, em seu chiquérrimo recanto de inverno, Vera Miranda, ainda às voltas com o fim do fim do mundo previsto pelos magníficos profetas maias, recebeu a crème de la creme da intelligentzia científica do universo.

Lá’stavam: Einstein (e seu quase homônimo Eisenstein, que registrou tudo em preto-e-branco com sua inseparável e arqueológica câmera, para a posteridade), Copérnico (que deu um show à parte dançando o copérnico com Kraunus Sang e o Maestro Pletskaya, chegados diretamente da Sbórnia, que por lá flutuava, e que se tornaram uma bela surpresa no convescote), Galileu, Pasteur, e Newton, angustiado com a possibilidade da revogação de todas as suas leis. Lá’inda’stavam Giordano Bruno, e de Umberto, apenas o Eco. O alquimista retratado por Joseph Wright em 1771, que compareceu acompanhando Paracelso, por lá andava, ainda e sempre em busca da pedra filosofal.

Dando um toque espiritualizado e atual aos debates, lá também ‘stavam: Buda e Pest, Jesus Nazareno, Oxalá Meu Pai, Guru Ralah Ricota, o Dalai Lama, o Papa Bento Bentíssimo Dezasseis, A.Kardec e C. Xavier, além da eternamente e sempre Mãe Menininha do Gantois.

Belos camelos galopavam pelas encostas do monte, por lá levados pela reluzente anfitriã, a fim de serem caçados por seu consorte, o charmant Luciano Miranda. As corcovas dos quadrúpedes, recheadas de queijo de leite de iaque e lascas de casca de umbu (extraídas das matas de ombúes dos Campos Elíseos de Cebollatí de VM), foram assadas em brasas retiradas do Monte Vesúvio em braseiros de prata de Potosí, pois seus vapores concedem à carne um sabor inigualável. Com o acompanhamento da salada de bromélias afegãs e vitórias-régias amazônicas, regadas por azeite de oliveiras negras do Paquistão, arrancaram uivos de prazer dos convivas (especialmente de Epicuro, que foi quase inconveniente em seu assédio à bela Eva, a quem desnudava com os olhos). Eva, aliás, foi a responsável pela atração cultural da noite, desfilando diversos modelitos criados pelos mais famosos estilistas de todos os tempos, desta e de outras esferas, que cobriram sua bíblica nudez com panos de deixar Cleópatra ardendo de inveja. O must foi o modelo criado pela grande Irma Ramires y Ramires. A poetisa Carla Castro La Negra de los Otros Castros declamava seus poemas, transcritos para o sânscrito pela culta, bela e elegantérrima Nani Miranda durante o desfile. Num arroubo de ousadia, compondo uma bela e chic decoração viva, a voluptuosa bailarina Mariane Nicoletti Del Gran Kã Libre, balançava-se graciosamente no pêndulo de Foucault que, embasbacado com a grandiosidade da cena, babava. Euclides fazia a gentileza de limpar-lhe o queixo com regularidade ímpar, enquanto meditava sobre o equilíbrio das esferas e procurava, sob as almofadas de seda púrpura do Cairo, pela 4ª dimensão.

Voltando aos acepipes brilhantemente servidos, a sobremesa foi uma homenagem especial a Isaac Newton, para compensá-lo por suas preocupações acerca de suas leis (conta-se que nas alturas do K2 a gravidade revela segredos inconfessáveis). Maçãs bentas do paraíso, geradas nos pomares da Capela Sistina e colhidas pelas brancas e pequenas mãos das freiras carmelitas albinas anãs do Vaticano, levadas como um agrado à social social social anfitriã pelas bentas mãos do Papa Bento, cozidas nas areias das praias de Madagascar durante a última tempestade solar, cobertas com calda de leite condensado caramelizado com flocos crocantes e o delicioso chocolate Nestlé, presente que Verinha recebeu do próprio Henri, de sua reserva especial das alturas. Newton chorou ao comê-las, gemendo entre dentes "eureka, eureka, eureka..."

Bru Miranda brilhou sob o manto branco de neve da majestosa montanha, servindo em taças esculpidas por Rodin no gelo dos glaciares da Groelnlândia, drinks secretos ditados do além por sua madrinha Amy Whinehouse e psicografados por C.X. Os pimpolhos Vicente e Valentin, eternos bebês Obino e gênios, levitavam. A nota desagradável da noite ficou por conta de Mara Cloéh, que quase provocou avalanches e distúrbios sísmicos, tropeçando em almofadas e deixado cair maçãs sobre a cabeça do já desconcertado Newton.

Lá no’stavam nenhuma personagem da realeza desta e de outras épocas, Alexandre Hercovicht nem Walt Disney. Verinha Miranda, elegante e chique como sempre, não foi vista por seus convidados.

Sessão Antanho

Agradecemos a Video e Foto Color pela colaboração com fotos do acervo histórico de Sérgio Oliveira. Na edição de maio, o bloco carnavalesco é dos Pescadores no Clube Caixeiral, com a rainha, Clara Pinto. Na edição de junho, alguém reconhece que autoridades são estas?

Praça General Andrea revitalizada


     











 
       No domingo, 10 de junho, a prefeitura de Santa Vitória do Palmar entregou à comunidade as obras da fase I e III do processo de revitalização da Praça General Andréa, que vem passando por varias modificações, tornando-a mais segura e atrativa para os santa-vitorienses e oferecendo ao turista e visitantes, um cartão postal do município.

     A conclusão das fase I e III, proporciona melhorias dos passeios, alongamento e qualidade na pavimentação. Os recursos da fase I são oriundos da prefeitura e do governo federal, por meio de emendas parlamentares dos deputados federais Henrique Fontana e Paulo Pimenta, no valor de R$ 156 mil e contrapartida de R$ 155 mil da prefeitura. Já a fase III englobou a construção de novos banheiros, bancos e lixeiras.Os recursos foram liberados por meio de emenda do ex-deputado federal Tarcísio Zimmernann, no valor de 97,5 mil e contrapartida da prefeitura 1,9 mil. Os investimentos totalizaram 311,6 mil da fase I e 99,5 da fase III.

      O evento foi marcado por diversas atrações como a Banda da Escola Bernardino de Souza Castro, a Banda do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), formada por integrantes da Vila Jacinto e Casa de Acolhida e o Show da Banda Rota Sul. Estiveram presentes o prefeito Eduardo Mor- rone, os secretários de planejamento, Abner Gomes, da Saúde, Fernanda Rota, de Agricultura, Tiago Silveira, da Educação, Léia Feijó, da Fazenda, Neir Chaves, da Administração, Altair Braatz, e o representante da Construtora Corri, Antônio Ribeiro, além do vereador Jucely de Aguiar e o diretor da WWWN Redes e Comunicações Ltda., Milton Candatem, res- ponsável pela rede de internet Wi Fi que também foi inaugurada e está disponível gratui- tamente para a comu- nidade no entorno da praça.

      O prefeito Eduardo Morrone salientou a importância turística da revitalização da Praça e da Barão do Rio Branco, evidenciou também que a praça representa lazer e qualidade de vida para os cidadãos do município. -Ao revitalizarmos a praça General Andréa e a Quadra Coberta da Praça Getúlio Vargas, estamos criando áreas de lazer e esporte no município que vão proporcionar o aumento da pratica de esportes e mais saúde aos santa vitorienses, porque esporte é saúde - disse Morrone.

O aniversário de Mariana Rissetti



O aniversário de Mariana Dulcci Chimendes Rissetti ensejou uma acolhedora recepção no Brink Fest, quando comemorou seu nono aniversário no dia 22 de junho. Seus pais, Simone e Renato homenagearam a menina, que nasceu, exatamente no dia de Santa Rita de Cássia, reunindo seus coleguinhas e amigos num entardecer com muitos sabores, preparados por Ana Maximilla.

Hanna Montana inspirou a decoradora Kelly, que criou um ambiente bem ao gosto de Marianinha, estimulada nas danças, sempre acompanhada pelo seu caloroso grupinho. Cada momento ficou registrado nas filmagens de Alexandre Pozzada e equipe e na câmara de Édipo Saraiva (Ângulo Perfeito).

Entre as presenças estava o nosso saudoso colunista, José Golgerci, assim como os convidados: Melani e João Pedro; Caroline Siga e os filhinhos, Heitor e Isadora; Regina Blota e a filha Flávia; Giane Viana e a filhinha, Alice; as professoras, Patrícia e Katia; Luiza, Irma Carin Letícia; Luiz Gustavo e família; Renan Maximilla e "Gica" mais Laurinha; Gutemberg Oliveira e família; a modista Antônia com as filhas, Luciana e Jessica; Doutora Anne e o filho Bernardo; André Terra, Flávia e Franciele; Adelar Schimit, entre outros...

Los Iracundos no Clube Comercial



















       A sociedade santa-vitoriense e chuiense marcou forte presença, lotando os salões do Clube Comercial, no sábado, dia 09 de junho para assistir a Los Iracundos, festa que encerra com "chave de ouro", a gestão de quatro anos de Fabiano Gonzalez e Letícia. Apesar da noite gelada, um público de todas as idades compareceu, numa demonstração de que boas promoções têm contrapartida e sempre serãobastante aplaudidas.
     A promotora do show, Nóris Donato Gonzalez empenhou-se muito para a vinda da banda uruguaia, que alcançou fama internacional na década de 60, com temas românticos juvenis, muito presentes nas discotecas e "quermesses" em mais de uma geração da nossa fronteira.
    O grupo, formado em 1958, em Paysandu, Uruguai, inicialmente chamava-se Blue Kings (a moda era nomes ingleses), mas um professor em Montevideu sugeriu que optassem por um nome espanhol, e então adotaram Los Iracundos. O sucesso foi tanto, que nos anos 70, a sua popularidade proporcionou-lhes muitos discos de ouro e pela primeira vez, essa banda uruguaia foi a um festival de Viña Del Mar como convidados.



Seminário Internacional de Turismo




Santa Vitória do Palmar sediou o 2º Seminário Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão em Turismo (SIEPETUR) entre 04 e 06 de junho. A abertura aconteceu no dia 04, na Loja Maçônica Acácia Vitoriense. Ao público-alvo (estudiosos e entusiastas da educação superior no turismo), oportunizou-se a troca de experiências, métodos e procedimentos didáticos e de investigação, aplicados em nível local e global. A coordenação do evento coube ao Tutor do Grupo PET-Turismo da Furg, Michel Figueira, que vê nessa prática, uma expansão do conhecimento científico no turismo com base em palestras, cursos, apresentação de trabalhos, lançamento de produtos acadêmicos e roteiros turísticos. O professor Figueira esteve acompanhado da diretora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), Adriana Kivanski de Senna, que na ocasião representou a reitoria da Furg, também do prefeito Eduardo Morrone, da coordenadora do Curso de Turismo Binacional, professora Lígia Dalchiavon e dos professores da Universidade de Aveiro, António Jorge Fernandez e Zélia Breda. Ainda estiveram presentes a secretária de Assistência Social e Cidadania, Clarivani de Abreu, os professores da Furg, Fernando Comiran, Vanessa Azambuja e Juliana Gonçalves que coordena o Laboratório de Eventos (Labintur) , apoiador do seminário.
Na abertura do seminário, uma homenagem foi prestada pelos alunos do PET-Furg ao colega integrante do grupo, Pablo Marcelo Corrêa, falecido no mês de abril, o que deixou consternada a comunidade acadêmica. Os pais de Pablo, assim como a esposa e o filho, estiveram presentes no evento e assistiram uma coletânea de imagens das atividades de Pablo durante seus estudos na Furg, além da apresentação da música Amigo, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, interpretada pelo cantor Kininho Dornelles. Ao saudar os presentes, a dire- tora do ICHI, professora Adriana de Senna, destacou o evento como um espaço de discussões para fortalecer a área do turismo no município. Ela ainda salientou que é vontade da Furg que Santa Vitória do Palmar se consolide como área de referência turística, ressaltando parceria com a prefeitura e a presença dos professores do Uruguai e Portugal como enriquecedores para o seminário. O prefeito Eduardo Morrone mostrou-se satisfeito com a presença da Furg em Santa Vitória do Palmar e parabenizou a organização do evento, lembrando as diversas atividades já realizadas por essa instituição. " Hoje o turismo é uma realidade em Santa Vitória com a implementação de um grupo de discussão que traz resultados práticos e objetivos não só para a nossa cidade, mas para o mundo inteiro". O primeiro painel foi O ensino como estratégia para o fortalecimento institucional e incremento das capacidades locais: experiências empreendidas pelo Ministério do Turismo do Uruguai, com o professor da Universidade de la República (UDELAR), Gabriel Buere. A segunda palestra versou sobre Práticas pedagógicas na docência do turismo: uma interface entre a pesquisa, o ensino e a extensão, ministrada pela coordenadora do Curso de Turismo Binacional da Furg, professora Ligia Dalchiavon.
No dia 05, a primeira palestra foi sobre Educação e igualdade de gênero: o caso do ensino superior em turismo em Portugal e Brasil, com a professora do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial (DEGEI), da Universidade de Aveiro (UA), Portugal, Zélia Breda. Na sequência, o tema abordado foi sobre Relações Internacionais e Turismo: possibilidades para um campo de pesquisa, proferido pelo professor do Curso de Turismo Binacional da Furg, Fernando Comiran.
No último dia , o tema Tendências de evolução e novas estratégias para o turismo mundial e o papel dos pesquisadores em turismo, a cargo do professor do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, Portugal, António Jorge Fernandes. O evento culminou com uma Mesa Redonda sobre As perspectivas de intercâmbio científico, realizada entre o Curso de Turismo da FURG, o DEGEI -UA e Comissão Organizadora.
Durante os três dias foram apresentados trabalhos de de Ensino, Pesquisa e Extensão no Campus da Furg e realizados cursos sobre Conservação e Restauro para o Turismo Cultural, a cargo do Grupo PET / Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas-UFPel e minicurso sobre Planejamento e Administração de Pousadas Temáticas, a cargo do professor do professor Curso de Turismo Binacional da FURG e tutor do Grupo PET/Turismo, Michel Constantino Figueira. Ainda paralelo ao evento ocorreram exposições Memória de Fábrica: a Laneira Brasileira S.A., a cargo Grupo PET/Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas-UFPel, no Campus da Furg e "Ecofotografia dos Campos Neutrais", pelo Grupo PET/Turismo -FURG em parceria com o Instituto Litoral Sul, no hall da Maçonaria. O Grupo Butiá dos Campos Neutrais, integrante do programa de Economia Popular e Solidária também marcou presença no evento por meio de exposição de produtos artesanais e gastronômicos. Jorn.Guacira Santos