quarta-feira, 20 de junho de 2012

Seminário Internacional de Turismo




Santa Vitória do Palmar sediou o 2º Seminário Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão em Turismo (SIEPETUR) entre 04 e 06 de junho. A abertura aconteceu no dia 04, na Loja Maçônica Acácia Vitoriense. Ao público-alvo (estudiosos e entusiastas da educação superior no turismo), oportunizou-se a troca de experiências, métodos e procedimentos didáticos e de investigação, aplicados em nível local e global. A coordenação do evento coube ao Tutor do Grupo PET-Turismo da Furg, Michel Figueira, que vê nessa prática, uma expansão do conhecimento científico no turismo com base em palestras, cursos, apresentação de trabalhos, lançamento de produtos acadêmicos e roteiros turísticos. O professor Figueira esteve acompanhado da diretora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), Adriana Kivanski de Senna, que na ocasião representou a reitoria da Furg, também do prefeito Eduardo Morrone, da coordenadora do Curso de Turismo Binacional, professora Lígia Dalchiavon e dos professores da Universidade de Aveiro, António Jorge Fernandez e Zélia Breda. Ainda estiveram presentes a secretária de Assistência Social e Cidadania, Clarivani de Abreu, os professores da Furg, Fernando Comiran, Vanessa Azambuja e Juliana Gonçalves que coordena o Laboratório de Eventos (Labintur) , apoiador do seminário.
Na abertura do seminário, uma homenagem foi prestada pelos alunos do PET-Furg ao colega integrante do grupo, Pablo Marcelo Corrêa, falecido no mês de abril, o que deixou consternada a comunidade acadêmica. Os pais de Pablo, assim como a esposa e o filho, estiveram presentes no evento e assistiram uma coletânea de imagens das atividades de Pablo durante seus estudos na Furg, além da apresentação da música Amigo, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, interpretada pelo cantor Kininho Dornelles. Ao saudar os presentes, a dire- tora do ICHI, professora Adriana de Senna, destacou o evento como um espaço de discussões para fortalecer a área do turismo no município. Ela ainda salientou que é vontade da Furg que Santa Vitória do Palmar se consolide como área de referência turística, ressaltando parceria com a prefeitura e a presença dos professores do Uruguai e Portugal como enriquecedores para o seminário. O prefeito Eduardo Morrone mostrou-se satisfeito com a presença da Furg em Santa Vitória do Palmar e parabenizou a organização do evento, lembrando as diversas atividades já realizadas por essa instituição. " Hoje o turismo é uma realidade em Santa Vitória com a implementação de um grupo de discussão que traz resultados práticos e objetivos não só para a nossa cidade, mas para o mundo inteiro". O primeiro painel foi O ensino como estratégia para o fortalecimento institucional e incremento das capacidades locais: experiências empreendidas pelo Ministério do Turismo do Uruguai, com o professor da Universidade de la República (UDELAR), Gabriel Buere. A segunda palestra versou sobre Práticas pedagógicas na docência do turismo: uma interface entre a pesquisa, o ensino e a extensão, ministrada pela coordenadora do Curso de Turismo Binacional da Furg, professora Ligia Dalchiavon.
No dia 05, a primeira palestra foi sobre Educação e igualdade de gênero: o caso do ensino superior em turismo em Portugal e Brasil, com a professora do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial (DEGEI), da Universidade de Aveiro (UA), Portugal, Zélia Breda. Na sequência, o tema abordado foi sobre Relações Internacionais e Turismo: possibilidades para um campo de pesquisa, proferido pelo professor do Curso de Turismo Binacional da Furg, Fernando Comiran.
No último dia , o tema Tendências de evolução e novas estratégias para o turismo mundial e o papel dos pesquisadores em turismo, a cargo do professor do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, Portugal, António Jorge Fernandes. O evento culminou com uma Mesa Redonda sobre As perspectivas de intercâmbio científico, realizada entre o Curso de Turismo da FURG, o DEGEI -UA e Comissão Organizadora.
Durante os três dias foram apresentados trabalhos de de Ensino, Pesquisa e Extensão no Campus da Furg e realizados cursos sobre Conservação e Restauro para o Turismo Cultural, a cargo do Grupo PET / Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas-UFPel e minicurso sobre Planejamento e Administração de Pousadas Temáticas, a cargo do professor do professor Curso de Turismo Binacional da FURG e tutor do Grupo PET/Turismo, Michel Constantino Figueira. Ainda paralelo ao evento ocorreram exposições Memória de Fábrica: a Laneira Brasileira S.A., a cargo Grupo PET/Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas-UFPel, no Campus da Furg e "Ecofotografia dos Campos Neutrais", pelo Grupo PET/Turismo -FURG em parceria com o Instituto Litoral Sul, no hall da Maçonaria. O Grupo Butiá dos Campos Neutrais, integrante do programa de Economia Popular e Solidária também marcou presença no evento por meio de exposição de produtos artesanais e gastronômicos. Jorn.Guacira Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário