quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Informativo Sulleite

   
    Palestra  de Raul Amaral atraiu grande público
         Raul Amaral, que durante muito tempo gerenciou a nossa cooperativa e hoje é Superintendente da Cosulati, em Pelotas foi convidado para vir falar sobre “Mercado do Leite” na 80ª Expofeira. “ Uma atividade que esteve marginalizada por muito tempo, mas que nos últimos 10 anos tem trazido muito desenvolvimento para a cadeia da agropecuária, inclusive com lugar de destaque em muitas propriedades... Santa Vitória do Palmar, hoje está sendo exemplo na atividade leiteira pela ousadia de alguns de vocês... O leite tem deixado de 8 a 20% de margem líquida em muitas propriedades... “ Assim Raul enfatizou a importância da diversificação de segmentos e seguiu abordando diversos aspectos positivos no panorama mundial com reflexos na cadeia do leite do nosso pais. Oportunamente daremos continuidade ao tema desta palestra que muito agradou os participantes.







    "Vacas com úberes bem dimensionados e boa irrigação sanguínea"
          Para avaliar o gado leiteiro veio o técnico, Jorge Fonseca da Silva, que não ficou surpreso com a qualidade encontrada nesta região.
            - Encontramos animais muito parelhos, com boa harmonia e qualidade. Estou na atividade leiteira há mais de 30 anos. Penso que qualquer negócio é complexo, mas a situação atual do leite no RS e no Brasil é muito boa... Nós, produtores, sempre estamos reclamando de preço, mas o que recebemos é quase o mesmo pago no mercado internacional. Estamos dentro de uma linha compatível com a dos países desenvolvidos. Temos que mostrar mais produtividade no rebanho. Por exemplo, a média de leite é muito importante porque se você tem uma propriedade com 15 litros na média anual por vaca e gasta 12 litros, não terá margem para a manutenção; mas se atingir 25 litros/vaca/ano passa a ter um percentual melhor. Hoje, os rebanho de maior destaque no Brasil produzem acima de 35litros/ano. Isso é genética e alimentação.
            O jurando enfatizou a alta qualidade, tanto no Holandês como no Jersey desta região, vacas com condições de úbere bem dimensionados, com mostras de boa irrigação sanguínea, o que não foi novidade para Jorge da Silva, que já conhecia o nível e o modo de trabalho daqui.
GRANDE CAMPEà DO CONCURSO LEITEIRO RAÇA HOLANDESA
      CRIADOR E EXPOSITOR: CARLOS INÁCIO TALAVERA CAMPOSCABANHA ALBARDÃO                                      
GRANDE CAMPEÃ DA RAÇA JERSEY
CRIADOR E EXPOSITOR: CONDOMÍNIO MERGULHÃOGLEONIR PEREIRA
GRANDE CAMPEÃ DO CONCURSO LEITEIRO RAÇA JERSEY
CRIADOR E EXPOSITOR: CONDOMÍNIO MERGULHÃO GLEONIR PEREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário