O II Teste de Avaliação a Campo de Touros Angus vem sendo realizado desde agosto, numa parceria da Associação Brasileira de Angus - ABA e a Embrapa Pecuária de Corte de Bagé (RS). O objetivo é comparar a performance dos touros Angus e identificar animais superiores para produção em sistema de pastejo, oferecendo as mesmas condições de ambiente e alimentação.
Da geração 2010, 21 tourinhos, com idade média de um ano iniciaram a prova no dia 26 de agosto, ocasião da primeira pesagem, com peso médio de 286.95 quilos e já na segunda pesagem, em 21 de outubro, esses mesmos animais apresentaram peso médio de 367.43 quilos. No dia 16 de dezembro de 2011, na quinta pesagem, os esses animais estavam pesando, em média, 415 quilos, com ganho médio, diário, desde o início do teste, de 0,92 quilos/dia. E somando o ganho de peso de todo o grupo desde o início da prova, se chegou a 2.692 quilos.
Felipe Moura, diretor de Marketing da associação, destaca o ótimo grau de desempenho dos animais participantes da prova. "Além da qualidade que as fazendas levaram este ano, da boa condição que a Embrapa oferece aos exemplares Angus, a principal importância deste teste para a raça é a divulgação da raça pelos centros de pesquisa do Brasil".
O teste, que conta com apoio do Núcleo Bageense de Criadores de Angus, é coordenado pelos pesquisadores da Embrapa, Fernando Cardoso e Joal Brazzale Leal. Até o mês de maio os machos serão avaliados em suas características de desempenho e performance animal, de fenótipo como conformação frigorífica, precocidade de terminação e musculosidade, além de área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e marmoreio.
Os animais Angus participantes da prova são de 13 propriedade de oito municípios do Rio Grande do Sul. Da cidade de Santa Vitória do Palmar as Cabanhas Santa Joana e Santa Amélia, Agropecuária Albardão e Estância Tradição. De Dom Pedrito Cabanha Acácia e Fazenda da Barragem. Do município de Bagé, Fazenda do Baú e do Salso. E, finalizando, a Agropecuária Proteção (Rio Grande), Estância Santa Eulália (Pelotas), Cabanha Santa Nélia (Jaguarão), Cabanha dos Tapes (Tapes) e Fazenda Reconquista (Alegrete).
Nenhum comentário:
Postar um comentário