A Câmara de Vereadores de Santa Vitória do Palmar, no dia 01 de março recebeu a Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa da Assembléia Legislativa gaúcha, que realizou uma Audiência Pública para discutir a viabilidade de estadualização da estrada municipal entre a Barra e o Hermenegildo, interligando a RS-333 com a RS-080. O Presidente da comissão, dep. Diógenes Basegio veio acompanhado de expressiva comitiva, com destaque para o dep. Afonso Motta, Secretário de Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, que na ocasião representou o Governo do Estado.
A reunião teve a participação dos vereadores, Sidney das Neves (proponente), Maria do Rosário, Cecy Correa, e além destes, a mesa contou com Carlos A. Rodrigues, Presidente da ACI, Capitão Marco A. Albernaz, Ce. Brigada Militar e representantes dos deputados Catarina e Jurandir Maciel. No plenário ainda compareceram inúmeras lideranças políticas e empresariais.
A proposta de interligar as duas RSs tem muitos pontos favoráveis e o debate apontou alternativas como um convênio entre estado e município, já que existem limitações orçamentárias, mas o estado tem maior suporte técnico e financeiro. Além disso há possibilidade através das PPPs (Parcerias Público Privadas), sendo que o parque eólico precisará de acesso para instalação e manutenção.
O encaminhamento do tema da audiência irá para o Executivo Estadual, apontando todos os fatores importantes, impactos, já que a estrada foi interditada pela Fepam. A entrega formal deverá contar com a participação de uma comissão local, integrada por todos os segmentos. Assim será deflagrado o processo para que possa ter continuidade.
Entre os fatores apontados para que seja feito um reestudo e reconstrução da estrada estão:
- Facilitar o acesso dos trabalhadores, já que entre Chuí, Hermenegildo e Santa Vitória, por exemplo, eles totalizam 102 km, sendo que a estrada reduziria esse trajeto para 22 km;
- Evitar a Carta Verde para amigos, turistas que circulam entre os dois balneários;
- Valorizar o patrimônio de recursos naturais e também o estratégico, já que podem surgir conglomerados ou novos balneários no entorno da estrada;
- Maior segurança, pois vai melhorar o acesso da fiscalização policial, inclusive na questão do abigeato;
- Mais tranquilidade para as famílias que tem filhos circulando nas noites de verão entre os dois balneários;
- A estrada poderá trazer mais homogeneidade aos balneários, já que na Barra, hoje tem maior concentração de uruguaios;
- A estrada é a única ligação direta de Santa Vitória com o seu balneário Barra do Chuí;
- Parque eólico próximo.
O projeto é viável e só depende da maneira como será conduzido, sendo imprescindível a participação de todos os segmentos comunitários, inclusive contando com maior apoio do Executivo Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário