quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Iniciam as obras do complexo eólico Geribatu



        
 
 
 
 
 
           A Ordem de Serviço, assinada na sexta-feira, 14 de setembro deu início às obras do parque eólico Geribatu, que contará com 129 aerogeradores distribuidos em 10 usinas. O ato contou com inúmeras presenças ilustres, registrando o momento histórico que vislumbra um futuro promissor para esta região. Ente os presentes, o Diretor de Geração da Eletrobras e Presidente do Conselho Administrativo da Eletrosul, Valter Cardeal;Deputado Federal, Henrique Fontana; Secretária Geral do Governo RS, Miriam Marroni, também representando o Governador Tarso Genro; Secretário de Infra estrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque; Diretor de Engenharia de Operação da Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio; Diretor do Fundo de Investimentos Rio Bravo, Cláudio Araújo Ferreira; Diretor da Gamesa, Edgard Corrochano; Diretor da Santa Vitória do Palmar Holding, José Renato Vieira; Diretor da Schahin, Alceu de Souza Barbeiro; Representando o prefeito de Santa Vitória do Palmar, a Secretária de Assistência Social, Clarivane Abreu, entre outros.

       Em princípio serão abertos 70 quilômetros de estradas de acesso. - A Schahin Engenharia começa a "rasgar Geribatu"... A base das estradas equivale a uma BR, já que deverá suportar quindastes de 600 toneladas. Será notória a redução do abigeato pela necessidade de constante ronda motorizada no local, destaca Ronaldo Custódio. Ele também lembrou do início de tudo, quando foi desenvolvido o projeto Ventos do Sul, um trabalho feito a partir do ano 2000, quando a Presidente Dilma era Secretária de Infra estrutura do Governo Olívio no RS. Ele disse que foi descoberto o potencial nesta ponta, fazendo surgir vários empreendedores, um deles, a PAMPA EÓLICA, que desenvolveu o projeto deste parque que vamos iniciar agora... A Eletrosul também veio e fizemos uma parceria com a PAMPA EÓLICA, que estava pronta para participar do leilão. Vencemos com 402 megawats, envolvendo 1,5 bilhões de reais em investimento. Esta obra tem grandes dimensões, com características política e social para mudar a vida da região.-

      O projeto foi viabilizado com parceiros contratados pela Eletrosul. Trata-se da formação do consórcio Santa Vitória do Palmar Holding, integrado por três empresas, a Gamesa (fabrica os aerogeradores e turbinas), a sueca ABB (instala a conexão ao sistema elétrico) e a Schahin (obra civil).

        Este é um os projetos mais ambiciosos no país, liderado pela Santa Vitória Holding e representa um passo importante na estratégia do Brasil em reforçar a política energética, diversificando suas fontes de geração de energia, garantindo independência e segurança no fornecimento e fortalecendo a sua competitividade econômica... Assim se expressou Edgar Corrochano, dizendo que em 2016 estima-se que o país chegue a 8,4 gigabytes de potência instalada, o que significa gerar por fontes eólicas, 5,4% da energia brasileira.
-Saimos do consumo do óleo para produzir arroz e alimentos quando fizemos a interligação ao sistema do estado, agora vamos ter os linhões de 525.000 volts.. Vamos exportar energia limpa e renovável. Quero reafirmar aqui que a Eletrobras é parceira deste povo e também do RS e de todos que produzem..., evidenciou Valter Cardeal.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário