sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Programa Intervalo em 11/11/2011

                A VI Feira de Incentivo à Leitura, a nossa Feira do Livro está em seu segundo dia, e ontem na solenidade de abertura pude expressar para o público presente, o quanto a leitura pode transformar; o quanto a leitura influi na capacidade de pensar e como é importante incentivá-la desde a mais tenra idade, de forma que seja prazerosa e atraente... E foi com esse objetivo que a escritora Clarissa Meroni de Souza escreveu o livro Teatro na Escola, colocando nele toda a sua experiência como psicoterapeuta, professora, uma vivência que trouxe bons resultados pelo que podemos assistir na sua conversa de ontem.
            Clarissa foi a atração da feira no entardecer de ontem, surpreendendo-nos pela facilidade de comunicação, relatando um pouco do seu interessante trabalho. Mas ao entrevistá-la descobri uma afinidade dela maior ainda com Santa Vitória do Palmar. Pois ela contou que não vinha há 15 anos para cá, mas já tinha entrado aqui muitas vezes porque veraneava no Cassino e sua família, de vez em quando dava uma fugidinha até o Chuí... Clarissa lembra muito bem da galinha enfarofada que degustava na praça Gal Andrea, como momentos sublimes que vai guardar para sempre em sua vida. Ela disse também que vai levar a imagem de uma feira com ambiente extremamente acolhedor, colorido e criativo...
            Ela disse ter um carinho enorme pelo sul do RS porque também é cria da fronteira. Várias vezes durante a viagem para chegar em nossa feira, o seu editor, que por sinal deu um show de violão  observou o quanto ela teceu comentários sobre os cavalos que iam aparecendo pelo caminho que lembram muito a sua infância e suas raízes rurais.
            Diante disso questionei que as pessoas não se encontram por um acaso e ela concordou que realmente não é mera coincidência. Veio parar aqui depois de 15 anos porque foi indicada por um colega para vir à Feira do Livro, passando uma mensagem bastante construtiva para pais e professores. Clarissa mostrou que o teatro em sala de aula é uma ferramenta que pode mudar comportamentos, pois  trabalhar com alunos é um grande desafio. E para isso não é preciso palco, luzes, produção, enfim, cenário, basta o improviso para usar a arte como ferramenta de expressão. A arte é capaz de expressar o que se tem dificuldade de simplesmente verbalizar. Muitas vezes os alunos carregam para dentro da sala de aula, coisas que são mal resolvidas nas suas casas, e a birra, agressão, teimosia são apenas reflexos que podem ser manifestados e atenuados através da arte.
            Mas quando falei que a Clarissa não caiu aqui por acaso é porque ela veio enriquecer um trabalho que já vem sendo desenvolvido nas escolas de Santa Vitória, haja visto o que podemos assistir nesta VI Feira de Incentivo à Leitura, onde foram inúmeras as apresentações teatrais, que já estão sendo exploradas em sala de aula.
            Hoje pela manhã tivemos a oportunidade de assistir o trabalho do escritor, Walmor dos Santos com os estudantes que tiveram a oportunidade de conhecer o autor de livros que já vinham sendo trabalhados na escola, dentro de um projeto por iniciativa da Secretaria de Educação – Escola Leitora... Muitos alunos disputavam espaço para adquirir um autógrafo do escritor.
            E a programação continua com muitas atrações... Os livreiros oferecem obras interessantes, aceitam cartões de crédito, inclusive parcelam. É uma oportunidade para você adquirir um bom livro e para os seus filhos. É preciso que todos participem, prestigiem os eventos culturais para estimular as boas iniciativas, principalmente quando proporcionam informação, lazer, formação de opinião, tudo que se faz necessário para podermos cumprir a nossa missão e deixarmos a melhor herança para os nossos descendentes, que é o conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário