segunda-feira, 19 de novembro de 2012

81ª Expo feira



Diversificada programação com mostra da boa genética desta região
 
 
        A 81ª Expo feira, de 06 a 14 de novembro teve extensa programação e apesar da chuva no final de semana movimentou grande público que percorreu o parque, concentrando-se na praça de alimentação onde aconteceram diversos shows e também na pista das provas campeiras. O evento realizado pelo Sindicato Rural teve o patrocínio do BRDE, Banrisul, Banco do Brasil, Irga, John Deer, Pampa Eólica, Programa Juntos para Competir, Farsul, Sebrae/RS, Senar, contando com o apoio da Prefeitura Municipal do Chuí e de Santa Vitória, ACI, Unimed Litoral Sul, Garrão do Pampa, Federação Gaúcha de Motocross (Veloterra) e associações de criadores do município.
      A inauguração oficial, pelo mau tempo também foi no palco do lonão, sem o tradicional desfile dos campeões. No palco compareceram autoridades como o Presidente do Sindicato Rural, Fábio Rodrigues; representante do Governo do Estado, Paulo Sampaio; Prefeito Eduardo Morrone; representante do Sistema Farsul, Francisco Schardong; representante da Associação dos Arrozeiros, Renato Amaral; Presidente da Associação Nacional de Criadores, Ubirajara Anselmi; Delegado Polícia Civil, Rafael Kronebeki; Comandante Brigada Militar, Marco Antônio Albernaz; Presidente da Associação dos Avicultores, Vanderli Rodrigues Martins; Presidente do Núcleo de Cavalos Crioulos, Leonardo Teixeira.
     Ao saudar o público presente, o Presidente, Fábio Rodrigues falou da relação entre o aumento populacional e a demanda cada vez maior por alimentos, onde a lei da oferta e da procura regula o mercado e na mesma proporção aumenta o custo de produção e o custo no orçamento da população. - A classe rural é que deve arcar com o prejuízo? Qual o dever do estado e da sociedade? Precisamos de garantia dos insumos básicos para cumprir a nossa função com custos aceitáveis, sem exploração de mercado -. Assim Fábio foi colocando as principais questões como o Código Florestal, os preços internacionais que atingem níveis sem precedentes, países com restrições à exportações para abastecer o mercado interno... Quadro que mostra o papel da produção na sociedade.
      - Mais do que nunca a nossa atividade é fundamental para assegurar comida e equilíbrio econômico ao país. Para isso urgem políticas de apoio e incremento à produção...
     Em nome do governador falou Paulo Sampaio, diretor Administrativo do Irga, mencionando os investimentos da autarquia para 2013, programas em desenvolvimento e parcerias como a do BRDE que se prepara para operar no programa de secagem e armazenagem nas propriedades.
     O representante da Farsul, Francisco Schardong falou que o produtor precisa ser mais bem atendido pelos governantes. Ele disse que deve ser resolvido o endividamento, pois vai ser colhida uma safra para pagar duas. Também disse acreditar que com a entrada da energia eólica virão grandes transformações e que a soja vem avançando no Rio Grande, apertando a pecuária e entrando em várzeas do arroz, mas que não se deve colocar "todos os ovos na mesma cesta".
    O Prefeito Morrone, de Santa Vitória saudou a todos e se referiu à qualidade dos exemplares expostos, uma genética conquistada com o trabalho e investimento dos produtores, reconhecidos na Expointer e em outros lugares.
    - Com essa determinação é que vamos enfrentar um novo tempo que vem com a energia eólica... Temos que estar organizados para capitalizar os bons resultados disso, cada um dentro do seu segmento, enfatizou o Prefeito.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 








Cite 73 na expofeira
 
 
 





 




Nenhum comentário:

Postar um comentário