segunda-feira, 18 de novembro de 2013

82ª Expo feira no Informativo do Sindicato Rural

           



















                          A 82ª Expo feira teve início no dia 29 de outubro, com o remate do Cite 73 e estendeu-se ao seis de novembro, com diversificada programação, onde despontaram os já tradicionais remates do Hereford, do Angus e os de produção das estâncias Mauá e Charrua e Tamanca e Rincão. Apesar do mau tempo foi realizada a paleteada da ABCCC e a IV Gineteada Garrão do Pampa. No sábado, sob chuva houve o julgamento morfológico de equinos e na mesma pista, os bovinos de leite. Os orizicultores tiveram a oportunidade de assistir o painel “A conjuntura e Perspectivas para a safra 2013/2014”, além da palestra sobre “Manejo de arroz e stress hídrico” no CTG Rodeio dos Palmares, seguida por uma paella campeira do Irga. O Núcleo Fronteira Sul de Hereford e Braford promoveu “A certificação de bovinos e seus benefícios ao criador”, com o palestrante, Dante Daniel Dauer.  Da programação da expo também fez parte a sexta etapa do campeonato Rinaldi Gaúcho de Velocross e terceira etapa do campeonato Metade Sul de Velocross 2013, evento realizado no domingo, 03 de novembro.
             A inauguração aconteceu no lonão ao entardecer do sábado, onde estiveram no palco: Presidente do Sindicato Rural, Fábio A. Rodrigues que também representou Carlos Sperotto da Farsul; André Rota Sena, Coordenador do Programa Estratégico do Governo Estadual; Prefeito Municipal, Eduardo Morrone; Prefeito Municipal do Chuí, Renato Martins;  Representando o Presidente do Irga, Andrei Oliveira; Presidente da Associação Nacional de Criadores, Mário Ubirajara Anselmi; Presidente do Núcleo de Criadores Hereford e Braford, Ricardo Speroto Terra e também representando o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Pedro Arício de Souza; representante do Núcleo  Só Angus,  Rogério Rotta Assis; Moisés Lima, Chefe do escritório da Emater; Luciano Morrone, representando a Associação de Arrozeiros; Presidente da Associação de Avicultores, Vanderli Martins; Supervisor Regional do Senar/RS, Alcides Braga Soares e Eder Martins, representando o Presidente da Sulleite.
  Na saudação do Prefeito Morrone, ele destacou a força santa-vitoriense, haja visto as representações na mostra,  que vê como uma oportunidade para discussão do agronegócio, desde a agricultura familiar. – Temos algumas diferenças, mas estamos aqui para, em bom tom discutir a busca de uma política agrícola e agrária. – Em seguida cumprimentou à direção do Sindicato pela organização das expo feiras, onde todo ano, o produtor mostra o resultado do seu trabalho e comercializa os produtos. Também enfatizou que para ampliar a produtividade é preciso tecnologia e conhecimento e os jovens que fazem esses cursos podem auxiliar nesse sentido. Ao final lembrou que é preciso investir na mulher e no homem do campo, pensar em educação, tudo isso deve estar sintonizado com as questões rurais.
               Em nome do governador Tarso Genro, André Sena disse que o governo tem trabalhado para as liberações ambientais e ecológicas para que possam ajudar os parques eólicos em Santa Vitória, visando o desenvolvimento regional. – O governo estadual, através da CEEE está iniciando as obras do chamado “linhão”, um investimento de R$ 320 milhões, que levarão 520 kilowatts de potência... Santa Vitória tem grande potencialidade também na sua força agropecuária. Um exemplo disso são os excelentes resultados que o Bira Anselmi  tem alcançado no Brasil. Parabéns a todos os produtores e contem sempre com a ajuda do Governo do Estado.-
O Presidente do Sindicato Rural, encerrando a solenidade destacou a alta tecnologia e o trabalho para apresentar os produtos expostos. Ele destacou a presença constante do Senar-RS, que vem instrumentalizando e qualificando o homem do campo. Agradeceu aos funcionários do Sindicato pela dedicação e trabalho na organização de mais este evento, e também aos parceiros, especialmente
 à Prefeitura Municipal. – Ao Prefeito do Chuí devo dizer que já o consideramos também nosso parceiro. – Fábio fez referência aos associados do Sindicato, como verdadeiros artífices deste evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário