segunda-feira, 18 de novembro de 2013

INFORMATIVO SULLEITE

Uma mostra da profissionalização do setor leiteiro









O médico veterinário Felipe Rocha Escobar, gerente da Select Sires no Brasil foi o jurado do gado leiteiro.

 O jurado disse ver com bons olhos a genética da raça Holandesa mostrada aqui assim como a Jersey . “ São animais que se locomovem muito bem, numa pista pesada com a chuva. Têm excelentes úberes, boa forma leiteira. A mostra foi proveitosa e satisfatória e fiquei contente de encontrar animais dessa qualidade, prontos para competir em qualquer exposição do estado”.







PASSO COMPRIDO


Nosso compromisso é fortalecer a cadeia produtiva

        O empresário Cesar Rabassa Hax, um dos titulares da Fazenda Passo Comprido, que conquistou o grande campeonato desta expo feira diz que a briga é grande para ter a boa condição dos animais. – A gente leva para as feiras o que compraríamos. A intenção é trazer um maior número de animais, pois entendemos que é fundamental para fortalecer a bacia leiteira, independente das premiações. O leiteiro não vive apenas do leite, mas também com a venda da vaca. E assim como a Sulleite tem obrigação de incentivar isso, nós temos que fazer o nosso lado, nos comprometendo com a cooperativa e a expo feira, além da raça.
   À frente da Passo Comprido desde 2007, quando o gado fez parte do arrendamento, Cesar reconhece que já existia um banco genético e, então, partiram de uma escala muito boa, melhoraram a sanidade e a alimentação, sendo que o investimento em genética continua alto.
   A partir de 2008 já começaram a participar de exposições em Santa Vitória, Rio Grande, Pelotas. As mostras são fundamentais, segundo ele, para quem faz seleção, possibilitando comparações.
   - Desenvolvemos uma parceria com o pessoal de Pelotas (três estabelecimentos e vem dando certo (Leilão Pretas e Brancas). Creio que é o único leilão de gado Holandês consolidado no Rio Grande do Sul, que tem data e dia para todos se programarem.
   Cesar entende que distribuir leite às escolas do município é uma forma mais nobre de comemorar, ao invés do banho de leite durante a expo feira. Em breve serão distribuídos mil litros de leite.


PROJETO PARA AMPLIAR O MERCADO

Durante o julgamento do gado leiteiro, na 82ª Expofeira, o Presidente da cooperativa, Carlos Talavera Campos  declarou que a Sulleite é um case vitorioso, alcançando, este mês, quase um milhão de litros de leite. “Chegamos a 850 mil litros, numa atividade extremamente lucrativa, mas trabalhosa, já que hoje enfrentamos sério problema com mão de obra. O país cresceu e não preparou seus jovens em níveis educacionais. Os jovens deveriam estar trabalhando com os pais...”. 
Ele considera que a Sulleite vem com bom desempenho, inclusive com novos produtos no mercado. “Estamos com projeto para fazer um posto sifado na fábrica de laticínios, com investimento na ordem de mais de um milhão de reais. Trata-se de uma adequação em termos de fiscalização sanitária (SIF – Serviço de Inspeção Federal) que permite a venda de produtos para fora do município”.
O doce de leite Sulleite tem sido um sucesso nas degustações, a exemplo do remate Só Angus em Pelotas. 40 quilos de doce de leite foram servidos sem sobra com aprovação das pessoas que definiram o produto semelhante ao da Conaprole (Uruguai),  mas menos doce, caracterizado como um produto mais de acordo com o gosto brasileiro. Conforme Talavera, a cooperativa também prevê queijos e a bebida láctea está nas prateleiras dos mercados locais.
A expo feira é a nossa vitrine, momento de demonstrar à população o que é a atividade leiteira, além de incentivar as pessoas para que entrem neste rentável segmento, já que o leite chega a ser 10 vezes mais lucrativo, por exemplo, do que a atividade arrozeira. Essa é a visão do nosso Presidente, Carlos Campos.

Premiação na 82ª Expofeira


PREMIAÇÕES HOLANDÊS
GRANDE CAMPEÃ / MELHOR ÚBERE / CAMPEÃ DO CONCURSO LEITEIRO COM 
66,300 KG DE LEITE – 
 PASSO COMPRIDO 783 FRANQUEADA ARTIST TRADEMARK
 Criador e Expositor: César Rabassa Hax e José Paulo M. dos Santos
RESERVADA GRANDE CAMPEÃ –
PASSO COMPRIDO 1019 NORUEGA SIR SHOTTLE
Criador e Expositor: César Rabassa Hax e José Paulo M. dos Santos 

CAMPEÃ FÊMEA JOVEM -      
 PASSO COMPRIDO 1040 DRAMATIC WILDMAN
 Criador e Expositor: César Rabassa Hax e José Paulo M. dos Santos    

RESERVADA CAMPEÃ FÊME JOVEM – 
PASSO COMPRIDO 1019 NORUEGA SIR SHOTTLE
  Criador e Expositor: César Rabassa Hax e José Paulo M. dos Santos      

PREMIAÇÕES JERSEY
GRANDE CAMPEÃ E CAMPEÃ DO CONCURSO LEITEIRO COM 26,400 KG  - 
 WOLF ESTRELINHA ACTION DO CONDOMÍNIO MERGULHÃO
 Criador e Expositor: Condomínio Mergulhão

RESERVADA GRANDE CAMPEÃ - HAPPY FREEDON MECCA DO CONDOMÍNIO
 MERGULHÃO                   Criador e Expositor: Condomínio Mergulhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário