segunda-feira, 18 de novembro de 2013

HOMENAGEM

               A augusta, respeitável e mui excelsa e centenária Loja Maçônica Acácia Vitoriense, através de todos os obreiros desta oficina, cumpre o doloroso dever de fazer esta homenagem, ao mesmo tempo em que se sente profundamente entristecida e sentida com o falecimento do insígne santa-vitoriense, advogado, escritor, político e grande ser humano, Doutor Anselmo Francisco Amaral.
Doutor Anselmo, homem de extraordinária cultura, inteligência e erudição amava indelevelmente a sua Santa Vitória do Palmar, mais especificamente, o seu inesquecívelArroio del Rei.
Por mais de 20 anos foi assessor jurídico na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, onde ao longo de todo esse tempo granjeou o reconhecimento de todos os que o cercavam, bem como daqueles que buscavam, alicerçados na sua envergadura e domínio do mister jurídico, a sua defesa nos tribunais de justiça, inclusive até de vários adversários políticos, que em repetidas oportunidades manifestaram seu respeito e consideração pelo homem Anselmo Francisco Amaral.
Mediante sua sólida e ampla cultura, o Doutor Anselmo escreveu mais de 12 livros, contos e peças teatrais, sendo que uma de suas últimas produções literárias (abordando a figura do cavalo, amigo inseparável das lidas campeiras) foi finalizada há pouco tempo, instante em que, mesmo diante de seus 98 anos (na época) executou, de maneira lúcida, crítica e competente, os derradeiros ajustes, como era de sua característica.
É preciso ressaltar também que o Doutor Anselmo sempre exerceu a advocacia com significativa desenvoltura e destacado espírito humanístico, nunca colocando o fator financeiro acima da ética e responsabilidade profissional. Ele defendia com firmeza, determinação, consideração e sensibilidade os direitos dos presos políticos levados ao cárcere durante o regime militar, obtendo, nessas ocasiões, inclusive a admiração e respeito de seus opositores.
Por tudo isso, neste momento de imensa tristeza pela perda do último baluarte da cultura da velha guarda santa-vitoriense, a Loja Acácia Vitoriense implora ao Grande Arquiteto do Universo que derrame as bençãos de um descanso em paz no Oriente Eterno, ao lado de sua saudosa esposa, Marieta.
Ao nosso já saudoso Doutor Anselmo, todos os obreiros desta entidade maçônica manifestam suas condolências e seus sentimentos a todos os familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário