terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vereadora Maria Hylma


(Coluna edição novembro 2011)

Uma manifestação dos vereadores da bancada do PT, tendo em vista o “Caso Elisiane”,  contou com a adesão de todos os partidos da Câmara de Vereadores de Santa Vitória do Palmar, sendo encaminhada ao Presidente da casa e deverá também chegar aos deputados estaduais, federais e senadores gaúchos. Veja a íntegra do documento:

“Senhor Presidente: A Bancada do Partido dos Trabalhadores e demais vereadores com assento na Casa, diante da comoção dos santa-vitorienses que notabilizou por todo o território nacional, do Oiapoque ao Chuí, o “Caso Elisiane”, requer a Vossa Excelência que esta Casa manifeste soluções imediatas no que tange a falta de leitos, uma UTI Neonatal na Santa Casa de Santa Vitória do Palmar e uma ambulância UTI para recém-nascidos e gestantes.
                - Considerando a posição geográfica de nosso município distante 250 km da cidade mais próxima;
                - Considerando o número precário de leitos neonatal (SUS) nas cidades de Pelotas e Rio Grande;
                - Considerando que os 12 leitos recém inaugurados na cidade de Canguçu não suprem a necessidade do sul do estado, e a distância entre esta cidade é de 300 km;
                - Considerando que uma ambulância UTI neonatal para resgatar paciente em Santa Vitória percorre 500 km ida/volta até Pelotas ou Rio Grande e 600 km até Canguçu;
                 - Considerando que o hospital de Santa Vitória, que atende também o município do Chuí, é o primeiro e único localizado na fronteira do Brasil com o Uruguai, porta de entrada de milhares de turistas.
                Solicitamos que o Poder Legislativo, louvando a vida de nossos munícipes envie correspondência ao Ministro da Saúde, ao Secretário Estadual da Saúde, à Presidência da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, Câmara dos Deputados e Senado Federal para que o município seja contemplado com o programa federal “Rede Cegonha” no que se refere a uma SAMU equipada para gestantes e uma UTI Neonatal com quatro leitos para a Santa Casa de Misericórdia de Santa Vitória do Palmar.
                Esperamos, diante do exposto, que as autoridade ligadas à saúde priorizem nosso município no momento de escolherem as comunidades contempladas com o Programa Rede Cegonha.
                Desta feita a sorte premiou a família San Martins. Após 530 km angustiantes, encontraram a luz em Novo Hamburgo, outros casos que por ventura vierem a acontecer, talvez não tenham o mesmo final feliz.
                Contamos com a solidariedade das autoridades federais e estaduais na luta por uma saúde de qualidade aqui no extremo sul do Rio Grande do Sul.
                Sala das Sessões em 31 de outubro de 2011. Assinaturas dos vereadores: Maria Hylma Azambuja Castro (PT), Neri Pinto Mirapalhete(PT), Sidnei Souza san Martins (PT), Juscely dos Santos C.Aguiar (PT), Sidney Nunes das Neves (PDT), Pitágoras Marzullo Viana (PT), Marco Antônio Boa Nova (PSDB), Maria do Rosário T. Obelar (PP) e Cecy Soares Correa (PTB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário